O mês está acabando, mas o alerta não!!!
O câncer de mama é uma doença causada por múltiplos fatores, o que dificulta sua prevenção. Por isso, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado no combate à doença. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2010 foram diagnosticados quase 50 mil novos casos da doença. No mundo todo, uma mulher morre vítima de câncer de mama a cada 68 segundos. Ainda de acordo com o INCA, seis mulheres brasileiras recebem o diagnóstico de câncer de mama por hora. No mundo, a cada 24 segundos surge um novo diagnóstico.
Sintomas e prevenção
Alterações na pele que recobre a mama (abaulamento e retrações), inclusive no mamilo, bem como secreções, podem ser sinais de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo no seio, que pode vir ou não acompanhado de dor.
O autoexame de mama ainda é a melhor forma de prevenção. No exame de toque a mulher pode verificar a ocorrência de nódulos que podem ainda se manifestar nas axilas. Em todos esses casos, é essencial procurar um médico especializado para que seja feito o diagnóstico corretamente.
Caso a mulher tenha históricos familiares de câncer de mama, como mãe ou irmã que já sofreram da doença, a atenção deve ser ainda maior.
Lute pela vida!!!
Cuide-se!!!