A dica de hoje, é para um companheiro da
vida moderna, o nosso automóvel. Companheiro de todas as
horas: trabalho, compras, lazer, atender as idas e vindas de nossa
rotina diária. E o blog Bela Caliandra fala muito de cuidados
com a nossa saúde, beleza e bem-estar. E do nosso parceiro,
será que estamos dando a devida atenção?
Para isso, resolvi pesquisar e encontrei varias
dicas importantes.
Apesar de já
dirigirmos tanto e tão bem quanto os homens, muitas mulheres
ainda ficam em dúvida quando assunto carro entra em um nível
mais técnico, que envolve temas como filtro de ar, pastilha de
freios e por aí vai.
Cuidar bem do nosso
veiculo, vai fazer com que ele seja mais valorizado na hora da
troca, mas não apenas isso, seguir a risca as datas
pré-estabelecidas para troca de óleo e revisão
irá diminuir e muito a chance de você ficar na mão
por um problema técnico no carro. A questão é
que para muitas mulheres levar o carro para a revisão
significa fazer papel de boba, muitas vezes não sabemos ao
certo se aquilo precisa mesmo ser trocado ou não, se os custos
são justos e etc.
Fique de olho:
Alinhamento e
balanceamento – Devem ser feitos a cada troca de pneus ou cada 10 mil km e se necessário quando
o carro "puxar" para um lado ou houver trepidação
no volante.
Bateria –
Precisa ser verificada trimestralmente, mesmo sendo selada.
Geralmente, tem durabilidade de dois anos.
Filtros de ar, óleo
e combustível – Têm a função de
reter as impurezas e precisam ser trocados de acordo com o prazo de
validade do manual. No geral, são renovados a cada 10 mil km.
Já o de ar a cada 20 mil km.
Velas – Produzem a faísca que causa a
combustão do motor e devem ser checadas semestralmente. O desgaste ou
folga nos eletrodos faz o carro engasgar na partida e aumentar o consumo
de combustível.
Correia – Tem alta durabilidade, de mais de 60 mil km, e deve ser checada em todas as revisões.
Amortecedores –
Devem ser inspecionados a cada 10 mil km ou antes, caso haja ruídos,
batidas ou instabilidade. Sua troca pode variar entre 40 mil e 80 mil
km, dependendo do uso do veículo.
Óleo – Faça a troca
na quilometragem ou tempo indicados no manual. Só complete quando o
nível do produto estiver próximo do mínimo – e faça isso com o motor
frio.
Pastilhas de freio – A inspeção periódica ocorre a
cada 10 mil km. Quando o freio faz ruídos estranhos, como um apito,
pode ser sinal de que o material esteja gasto.
Limpador de para-brisa – Verifique e troque-as a cada 6 meses ou caso estejam ressecadas ou com a borracha deformada.
Calibragem-
A pressão adequada dos pneus deve constar no manual do proprietário. Em
alguns veículos, pode haver adicionalmente uma etiqueta contendo esta
informação.
Kit de embreagem – Quando há desgaste, o pedal da embreagem fica duro e as marchas “arranham”. A vida útil do kit fica em torno de 80 mil km.
Catalisador –
Localizado no escapamento, transforma substâncias poluentes em gases
menos nocivos. Pode durar 80 mil km, dependendo da qualidade do
combustível. Optar pelo álcool, em vez da gasolina, também ajuda a
diminuir a emissão de poluentes.
Além de manter a manutenção em dia, o modo
como dirigimos também ajuda a conservar o carro e diminui o gasto de
combustível. Veja dicas do que NÃO fazer contidas no guia:
Deixar o pé sobre a embreagem – Faz com que o disco esquente, desgastando componentes da transmissão, como platô, rolamento e disco de embreagem.
Frear bruscamente
– Ao avistar um buraco na pista, algumas motoristas têm o costume de
frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto sobre o obstáculo é
muito maior, o que acaba sobrecarregando a suspensão e o próprio sistema
de freios.
Arrancadas bruscas – Além de aumentar o consumo de combustível, reduz a vida útil das engrenagens, dos pneus e da embreagem.
Usar as marchas no limite de rotação
– Isso deve acontecer apenas em situações específicas, como uma
ultrapassagem. Em outros momentos, "esticar" as marchas provoca desgaste
do motor e gasta mais combustível.
Estacionar com os pneus na guia – A pressão desigual deforma a estrutura dos pneus, além de afetar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.
Esquecer de calibrar o pneu-
Recomenda-se calibrar os pneus a cada 15 dias. Para garantir a precisão
da pressão, a calibragem deve ser feita com os pneus frios. Portanto, o
correto é fazer esta atividade logo no começo da viagem.
Deixar o tanque na reserva-
A maioria dos carros possui uma luz de alerta de combustível baixo,
também chamada de "luz da reserva", ela é
ativada quando o nível do combustível estiver abaixo de 15% da
capacidade do tanque.
Agora com as dicas, o que acham de aproveitar o feriadão e fazer uma revisão no seu carro?
Fonte: Consultor Técnico da Volkswagen - Rolano T. Farias
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