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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Manutenção em dia

A dica de hoje, é para um companheiro da vida moderna,  o nosso automóvel. Companheiro de todas as horas: trabalho, compras, lazer, atender as idas e vindas de nossa rotina diária. E o blog Bela Caliandra fala muito de cuidados com a nossa saúde, beleza e bem-estar. E do nosso parceiro, será que estamos dando a devida atenção? 
Para isso, resolvi pesquisar e encontrei varias dicas importantes.
Apesar de já dirigirmos tanto e tão bem quanto os homens, muitas mulheres ainda ficam em dúvida quando assunto carro entra em um nível mais técnico, que envolve temas como filtro de ar, pastilha de freios e por aí vai. 

Cuidar bem do nosso veiculo,  vai fazer com que ele seja mais valorizado na hora da troca, mas não apenas isso, seguir a risca as datas pré-estabelecidas para troca de óleo e revisão irá diminuir e muito a chance de você ficar na mão por um problema técnico no carro. A questão é que para muitas mulheres levar o carro para a revisão significa fazer papel de boba, muitas vezes não sabemos ao certo se aquilo precisa mesmo ser trocado ou não, se os custos são justos e etc.
Fique de olho:
Alinhamento e balanceamento – Devem ser feitos a cada troca de pneus ou cada 10 mil km e se necessário quando o carro "puxar" para um lado ou houver trepidação no volante.
Bateria – Precisa ser verificada trimestralmente, mesmo sendo selada. Geralmente, tem durabilidade de dois anos.
Filtros de ar, óleo e combustível – Têm a função de reter as impurezas e precisam ser trocados de acordo com o prazo de validade do manual. No geral, são renovados a cada 10 mil km. Já o de ar a cada 20 mil km. 
Velas – Produzem a faísca que causa a combustão do motor e devem ser checadas semestralmente. O desgaste ou folga nos eletrodos faz o carro engasgar na partida e aumentar o consumo de combustível.
Correia – Tem alta durabilidade, de mais de 60 mil km, e deve ser checada em todas as revisões. 
Amortecedores – Devem ser inspecionados a cada 10 mil km ou antes, caso haja ruídos, batidas ou instabilidade. Sua troca pode variar entre 40 mil e 80 mil km, dependendo do uso do veículo.
Óleo – Faça a troca na quilometragem ou tempo indicados no manual. Só complete quando o nível do produto estiver próximo do mínimo – e faça isso com o motor frio.
Pastilhas de freio – A inspeção periódica ocorre a cada 10 mil km. Quando o freio faz ruídos estranhos, como um apito, pode ser sinal de que o material esteja gasto. 
Limpador de para-brisa – Verifique e troque-as a cada 6 meses ou caso estejam ressecadas ou com a borracha deformada. 
Calibragem- A pressão adequada dos pneus deve constar no manual do proprietário. Em alguns veículos, pode haver adicionalmente uma etiqueta contendo esta informação.  
Kit de embreagem – Quando há desgaste, o pedal da embreagem fica duro e as marchas “arranham”. A vida útil do kit fica em torno de 80 mil km.
Catalisador – Localizado no escapamento, transforma substâncias poluentes em gases menos nocivos. Pode durar 80 mil km, dependendo da qualidade do combustível. Optar pelo álcool, em vez da gasolina, também ajuda a diminuir a emissão de poluentes.
Além de manter a manutenção em dia, o modo como dirigimos também ajuda a conservar o carro e diminui o gasto de combustível. Veja dicas do que NÃO fazer contidas no guia: 
Deixar o pé sobre a embreagem – Faz com que o disco esquente, desgastando componentes da transmissão, como platô, rolamento e disco de embreagem. 
Frear bruscamente – Ao avistar um buraco na pista, algumas motoristas têm o costume de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto sobre o obstáculo é muito maior, o que acaba sobrecarregando a suspensão e o próprio sistema de freios. 
Arrancadas bruscas – Além de aumentar o consumo de combustível, reduz a vida útil das engrenagens, dos pneus e da embreagem. 
Usar as marchas no limite de rotação – Isso deve acontecer apenas em situações específicas, como uma ultrapassagem. Em outros momentos, "esticar" as marchas provoca desgaste do motor e gasta mais combustível. 
Estacionar com os pneus na guia – A pressão desigual deforma a estrutura dos pneus, além de afetar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.
Esquecer de calibrar o pneu- Recomenda-se calibrar os pneus a cada 15 dias. Para garantir a precisão da pressão, a calibragem deve ser feita com os pneus frios. Portanto, o correto é fazer esta atividade logo no começo da viagem. 
Deixar o tanque na reserva- A maioria dos carros possui uma luz de alerta de combustível baixo, também chamada de "luz da reserva", ela é ativada quando o nível do combustível estiver abaixo de 15% da capacidade do tanque.
Agora com as dicas, o que acham de aproveitar o feriadão e fazer uma revisão no seu carro?

Fonte: Consultor Técnico da Volkswagen - Rolano T. Farias

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